Conheça As 14 Especializações Em Medicina! Clique Aqui!

· 3 min read
Conheça As 14 Especializações Em Medicina! Clique Aqui!

É fato que você ouviu muito sobre essa área durante a pandemia de Covid-19, afinal, este  é o profissional ideal para esclarecer dúvidas a respeito desta doença. E, no caso da obstetrícia, doenças durante o período de gestação como diabetes gestacional. É fato que tanto prestígio gera grandes expectativas e um volume grande de novos profissionais no mercado de trabalho – que é muito abrangente.

  • O profissional após finalizar a faculdade de medicina de 6 anos, terá que fazer residência em Cirurgia Geral de 3 anos e após isso, fará a especialização em Cirurgia Plástica de mais 3 anos, totalizando doze anos de estudos.
  • Além do serviço civil, os clínicos são parte do corpo de saúde de bombeiros, polícia militar e forças armadas.
  • Histologia é a disciplina que estuda os tecidos corporais e suas funções.
  • E o clínico que atua na Saúde da Família costuma fazer exames ginecológicos.
  • Outra particularidade das áreas de atuação da medicina é que muitas delas têm caráter multidisciplinar e, por isso, atraem médicos de diversas especialidades.
  • Tem grande de abrangência e, geralmente, o cirurgiões pertence a algum serviço hospitalar, em conjunto com outras especialidades pediátricas.


Radioterapia, ou radioncologia, é uma especialidade médica focada no tratamento oncológico utilizando radiação ionizante. Especialidade que utiliza as radiações para a realização de diagnósticos, controle e tratamento de doenças. Ela permite a visualização de ossos,  órgãos ou estruturas através do uso de radiações, gerando desta maneira uma imagem. Especialidade responsável pelo diagnóstico e tratamento dos Transtornos Mentais e de Comportamento, atuando com a prevenção, diagnóstico, tratamento e a reabilitação dos diferentes modos de manifestações das doenças mentais.  https://blogfreely.net/blulifeemagrecedor256/residencia-medica-clinica-medica-universidade-federal-do-rio-grande  é a especialidade médica que faz uso in vivo e in vitro de fontes radioativas não seladas com finalidades diagnósticas e terapêuticas.



Clínica Médica (medicina Interna)


Por fim, um diferencial importante nas clínicas médicas atualmente é  aceitar diversos planos de saúde, pois é dessa forma que parte significativa da população acessa os serviços médicos. Após essa prática, as faculdades oferecem aulas práticas em ambulatórios e policlínicas, em que o estudante realiza pequenas cirurgias, como retirada de pintas e cistos. No internato hospitalar, é comum acompanhar as grandes cirurgias com os especialistas de cada área. Assim, o aluno verá operações da ortopedia, cirurgia cardíaca, do aparelho gastrointestinal, plásticas e outras. Pode-se cursar um período de urgências e emergências, outro no internato rural (acompanhando o médico do posto de saúde) e os dois últimos períodos dentro de um hospital, conhecendo mais de perto todas as especialidades médicas.


– Mercado


O pediatra ajuda na prevenção de doenças e monitora o bem-estar de bebês, crianças e pré-adolescentes.  leia mais , orienta famílias dos pacientes com relação a cuidados e vacinas. Além disso, algumas especialidades médicas vêm passando por mudanças, incorporando novas tecnologias. Por isso, é fundamental se manter atento ao mercado para não ficar para trás.

A dermatologia se destaca pela estética, mas atua também no combate a doenças de pele e cuidados gerais com acne, exposição ao sol e envelhecimento precoce. Além disso, o dermatologista pode ajudar os pacientes a cuidarem das unhas e cabelos quando estes apresentam sinais de deficiência de vitaminas, por exemplo. A clínica médica é uma das especialidades com maior campo de trabalho por ser a base da Medicina e abranger um pouco de cada ramo. Ter um profissional com esta especialidade e oferecer atendimento na sua clínica pode ser um diferencial importante para o acompanhamento dos pacientes. O mercado de trabalho médico no Brasil é um dos melhores e mais promissores. No entanto, para entrar no concorrido mercado de trabalho de medicina é preciso estudar bastante.